PAIR PODE SER UNILATERAL?

A Perda Auditiva Induzida pelo Ruído relacionada ao trabalho é sempre bilateral.

No Boletim nº 1 Comitê Nacional de Ruído e Conservação Auditiva publicado na década de 90 consta como quase sempre bilateral, pois naquela época existi um aparelho denominado “zumbidor” que localizava par telefônico e era colocado em uma orelha dando PAIR unilateral. Após descoberta do problema este aparelho foi substituído por um localizador de par telefônico eletrônico. E assim a PAIR atualmente é sempre bilateral.

som é uma onda mecânica (tipo de onda que precisa de um meio de propagação), tridimensional (propaga-se em todas as direções)

Princípios do Som

Princípio de Huygens-Fresnel A propagação do som no ar se dá a partir da fonte geradora, em todas as direções. Por ser uma vibração longitudinal das moléculas do ar, esse movimento oscilatório é transmitido de molécula para molécula, até chegar aos nossos ouvidos, gerando a audição.

O Princípio Huygens-Fresnel se aplica a essa propagação: cada molécula de ar, ao vibrar, transmite para a vizinha a sua oscilação, se comportando como uma nova fonte sonora.

Logo não existe possibilidade de um som atingir apenas uma orelha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *